Quarto montessoriano

quarto montessoriano

Crédito imagem: Atitude News.

Quem está montando um quarto de bebê já deve ter se deparado com o conceito do quarto montessoriano, inspirado na filosofia Montessori de Educação, que se baseia na ideia de que a criança deve desenvolver desde cedo sua autonomia, explorando o espaço ao seu redor.

O método prioriza o desenvolvimento natural das crianças na conquista da sua independência e essa, portanto, é também a proposta do quarto montessoriano. Ele deve ser pensado para estimular a liberdade e a curiosidade das crianças, fornecendo em primeiro lugar a segurança que elas precisam.

Veja dicas úteis que vão deixar o quarto do jeitinho que pais e filhos precisam, com tranquilidade e bom gosto:

– é preciso oferecer um lugar com móveis e objetos na altura dos olhos da criança, para que ela possa desenvolver a sua autonomia e liberdade com segurança. Os brinquedos precisam estar dispostos de maneira que a criança possa pegá-los à vontade, o que é um importante estímulo.

– o quarto montessoriano é proveitoso para crianças de até 6 anos, pois são nestes primeiros anos de vida que ela começa aprender a se virar sem os pais e adultos por perto.

– outro ponto essencial é delimitar a área para brincadeiras e estudos, pensando em objetos que incentivem a criatividade, como rolos de papel ou paredes de lousa, que permitam que as crianças desenhem, pintem e se divirtam.

– não coloque beliche ou camas altas, escolha uma cama baixa. O fato de não ficar distante do chão faz com que a cama seja também um fator de segurança, em relação a quedas.

– atente-se também aos materiais usados nos acabamentos, lembrando que para crianças objetos pequenos podem representar uma ameaça, levando em consideração as fases de que levam tudo à boca.

– a recomendação é colocar o bebê para dormir na caminha baixa depois dos 6 meses, mas desde recém-nascido é indicado que ele utilize o quarto para brincar e se desenvolver.

– escolha móveis que despertem a curiosidade, com design moderno, cores, temas agradáveis, funcionalidade e uma proposta lúdica.