Ilha ou península na cozinha, qual traz melhor aproveitamento da marcenaria?

Você sabe a diferença entre ilha e península?

Uma cozinha com ilha possui um balcão centralizado, ou seja, ele não se conecta com nenhuma parede ou armário. Já na península, o balcão não é totalmente solto e, sim, conectado lateralmente na parede ou na bancada da cozinha.

Ao decidir pela cozinha aberta e integrada, é essencial entender essa diferença entre península ou ilha. Para definir a instalação de uma das opções é preciso fazer uma análise detalhada do layout da sua cozinha, fazendo as medições para avaliar a circulação, o que é fundamental para o conforto de quem vai utilizá-la, assim como o espaço para a instalação. A partir daí o próximo passo é determinar as dimensões e verificar o que é possível instalar na bancada.

A forma mais usada por apresentar melhor aproveitamento é a península, com bancada acoplada à parede, sendo muito utilizada para ambientes pequenos, pois otimiza o espaço. Isso porque a ilha é uma bancada centralizada que requer um espaço maior, sendo normalmente instalada em cozinhas amplas.

Portanto, o fator principal para a decisão entre ilha e península é entender as circulações, onde e de que forma será possível conseguir colocar cada elemento.

A diferença entre os dois modelos de cozinha diz respeito à metragem disponível, considerando que o formato em ilha exige uma circulação maior ao seu redor, afinal, o acesso precisa estar disponível a partir de qualquer ponto. Esse é um dos motivos pelo qual os clientes optam, em sua maioria, pelo formato península, já que a bancada fica muito maior, com a circulação ocorrendo apenas de um dos lados.

Ambas podem apoiar o fogão e a pia, ou servir apenas com uma plataforma de apoio para o preparo dos pratos ou ter prateleiras e nichos. Devem ter pelo menos 60 cm de largura e 90 cm de altura. Os materiais mais utilizados no acabamento são mármores e granitos devido à resistência, embora a madeira proporcione um ambiente mais aconchegante, com cuidados necessários devido à umidade.