Closet ou guarda-roupa?
Closet ou guarda-roupa? Conheça as diferenças para facilitar sua escolha
Quando pensamos no dormitório já associamos com organização e conforto. Também precisa ser atrativo para transmitir aquela sensação de descanso. No momento de escolher o projeto, vem a dúvida muito comum: optar por closet ou guarda-roupa? Escolher o armário ideal depende de vários fatores. A necessidade da pessoa, o espaço a ser utilizado, quantidade de roupas, sapatos, bolsas, acessórios e ainda o visual desejado para o restante do cômodo, como a disposição de espelhos, por exemplo.
O guarda-roupa, armário que surgiu por volta do século XVI, era utilizado no início da civilização para guardar armas e se tornou, mais tarde, de uso comum dos nobres, chegando ao mobiliário conhecido atualmente. Já o closet é a adaptação mais atual do guarda-roupas, derivado de uma palavra inglesa, que significa local fechado, destinado a guardar roupas e outros pertences.
Para fazer a opção certa é essencial avaliar a área disponível no quarto, o orçamento, a necessidade de espaço para armazenar o que precisa e ainda o estilo que deseja no layout.
Quando optar por um closet
Para realizar o sonho de construir o closet é bom dispor de um espaço amplo. Se o dormitório é pequeno e outros móveis exigem espaço para circulação, instalar um closet pode não ser viável.
Avalie o volume de roupas e sapatos que você possui, se gosta de sapatos dispostos em nichos ou gavetas deslizantes. Avalie como você gosta de guardar cada item, e a partir daí, vá em frente na execução.
Veja algumas características do closet:
Personalização – dá para aproveitar e customizar conforme seu estilo e a necessidade por espaço.
Organização – vestidos, calças, casacos, roupas íntimas, sapatos, bolsas, enfim, todos os itens podem ser armazenados conforme as categorias.
Estilo – o modelo certo é aquele que corresponde às suas necessidades, seja de madeira, metal, concreto ou outro material.
Desvantagens – por conta da personalização, o preço do closet costuma ser superior a um guarda-roupa tradicional. E como é fixo, não pode ser trocado de lugar.
E se você optar pelo guarda-roupa?
Atente-se à ventilação, iluminação e disposição das peças que pretende guardar nele. Com prateleiras, cabides e gavetas, o guarda-roupa também pode ser personalizado de acordo com suas preferências, materiais e acabamentos.
Caso o seu dormitório tenha um espaço muito limitado, prefira o guarda-roupa. É também a opção mais adequada se o ambiente for pequeno ou se prefere ter uma área extra no quarto, para manter um pequeno home office, por exemplo. A grande vantagem é poder reposicionar o móvel dentro do quarto, desde que ele não seja parcialmente fixado à parede ou ao piso.
O que importa é a funcionalidade, aliada aos detalhes estéticos dos móveis
Tanto quem escolhe o closet quanto aquele que prefere o tradicional guarda-roupa pode potencializar a funcionalidade dos móveis com acessórios aramados. Organização e estética são algumas vantagens dessas soluções, com recursos para quem faz questão de manter até a mesmo a “bagunça” organizada.
A Marietti está à disposição para te ajudar na realização desse sonho!