Móveis planejados para sua cozinha: neutra, colorida ou amadeirada?

Ao escolher os móveis planejados para sua cozinha, vem aquela dúvida: neutra, colorida ou em tons amadeirados? As cores são muito bem-vindas, principalmente em tons combinados de maneira harmonizada para despertar boas sensações. Afinal, a cozinha é o ambiente onde os moradores preparam os alimentos, sozinhos ou não, além da reunião para as refeições. A disposição dos utensílios que ficam à mostra também tem tudo a ver com essa praticidade que os planejados oferecem.

Mas nosso assunto são as cores. Por isso separamos algumas dicas que vão te ajudar a fazer a escolha mais apropriada. Observe a metragem da sua cozinha e a partir do tamanho decida pelos tons. Veja só:

As compactas combinam mais com os tons claros, dando aquela sensação de amplitude. Sim, o branco é uma tentação, mas inove e faça a opção por tonalidades que representam um meio termo, como o marfim, creme ou cinza-claro.

Se a sua cozinha é comprida e estreita, uma boa pedida para trazer conforto ao espaço é pintar uma das paredes de um tom mais escuro, como grafite, vermelho ou até um azulão. Esse diferencial vai cortar a linearidade do espaço, com uma proposta diferente e criativa ao ambiente.

Já para uma cozinha quadrada, a sugestão para o alongamento do espaço é colorir duas paredes (uma em frente à outra) com tons mais escuros. Outra forma de imprimir cor na décor é apostar em ladrilhos hidráulicos ou outros revestimentos coloridos, o que dá vazão à criatividade para compor.

As cozinhas contemporâneas fazem sucesso com o toque natural da madeira. Se o teto, paredes e piso forem claros, os armários com padrões amadeirados são favoráveis. São muito adotados exatamente por agradarem a todos, de um modo geral. E é por isso mesmo que são sempre os queridinhos nos projetos, sem aquele medo de errar e se arrepender depois.

Mas se você quer mesmo fugir do tradicional e criar um estilo próprio para sua cozinha, já no momento de projetá-la decida como fazer essa distribuição, para combinar as cores e evitar exageros. Lembre-se que “o menos é mais”.

A composição dessas cores precisa ser agradável e trazer vida ao ambiente. O tom laranja é um exemplo bom e traz alegria à cozinha, ainda mais quando combina com os revestimentos da parede.

Já o tom de vinho, além de super acolhedor deixa o ambiente mais sofisticado. O azul é delicado e confere um charme inconfundível. Que tal combinar dois incríveis tons de azul, um mais escuro para as paredes e um mais claro para os armários? Fica perfeito para levantar o astral.

E se quiser um ambiente mais elegante, luxuoso, sofisticado e moderno, aposte no tom avermelhado, que combinado com detalhes pretos e brancos fica ainda mais exuberante.

Analise todas as cores e tons para ter a certeza do que realmente combina com suas preferências e estilo de vida. Considere o tempo diário de permanência na cozinha também. Sem medo de ser feliz, use e abuse dos tons. Agora é com você!