Tipos de acabamentos de móveis planejados

Moveis planejados jundiaí

Um dos assuntos mais comentados quando surge a ideia de mobiliar sua casa ou apartamento são os tipos de acabamentos para os móveis planejados.

Na produção geralmente são utilizados MDP ou MDF, mas existem possibilidades para deixar os móveis ainda mais estilosos e sofisticados. Para um resultado diferenciado é essencial escolher corretamente os tipos de acabamentos.

A variedade é grande, mas separamos aqui as mais interessantes para facilitar sua escolha!

Laminado de baixa pressão:

De resistência média à abrasão, não é recomendado para revestir tampos de mesas e armários, principalmente de cozinha. O mais recomendável é nas laterais internas.

Neste processo, é aplicada resina melamínica ao papel decorativo, que é prensado em alta temperatura e alta pressão, fazendo com que os dois materiais se fundam ao painel de madeira.

Não existe nenhuma proteção sobre a resina, portanto há risco de arranhões mais profundos. Mesmo com essa observação é considerado um bom acabamento.

Laminado de alta pressão:

É muito utilizado em móveis de alto padrão por conferir maior resistência comparada ao revestimento melamínico de baixa pressão. O papel decorativo é o mesmo, o que difere é a resina.

Existe ainda uma camada de papel Kraft com resina para dar mais estrutura e resistência à umidade.

Vidro:

É sempre muito bem-vindo em portas e superfícies, principalmente as de cozinhas, por permitir fácil limpeza e transparência. Ajuda a ver tudo o que está dentro sem precisar abrir e em mesas de jantar torna mais fácil de limpar, sendo também mais higiênico.

Pode atualmente ser encontrado em diversas cores e estampas, o que ajuda a dar aquele toque contemporâneo. A opção fosca também é bastante requisitada.

Laca:

Móveis laqueados são aqueles de superfície lisa e polida, pois seu processo de pintura é parecido com o utilizado em automóveis, com várias etapas de pintura e processos de secagem e polimento.

Exigem um cuidado maior, pois o processo o torna suscetível a arranhões, além de lascas. Por essa razão é pouco recomendável em bancadas de cozinhas ou superfícies onde possam ocorrer impactos e atritos.

Finish foil:

Geralmente é comum em móveis prontos e de preços mais acessíveis, em lojas populares. O revestimento Finish Foil é feito com papel produzido em rotogravura ou flexogravura e o acabamento necessário. O Finish Foil é obtido após a prensagem do papel impresso sobre a chapa de madeira aglomerada ou MDF. Devido à temperatura do processo de prensagem e imperfeição da superfície das chapas de madeira onde o papel é colado, os acabamentos brilhantes em FF ficam prejudicados e não alcançam um alto brilho. Onde se deseja um acabamento com alto brilho em FF é necessário aplicar um verniz de acabamento após a prensagem do papel na chapa de madeira.

Metacrilato:

Quem deseja aquele móvel de alto brilho com aparência moderna e resistente deve investir em metacrilato. Lembra muito o vidro ou a laca no brilho, mas se difere por ser um polímero termoplástico, da família dos acrílicos.

Prático na hora da limpeza, pode ser polido para manter ainda mais o brilho, não mancha e nem perde a coloração.

Tamponamento:

Leva esse nome quando se cria uma segunda caixa dentro do móvel, deixando o móvel fica mais robusto, elegante e reforçado.

É colocada uma caixa interna, geralmente branca, com acabamento de laminado e espessura menor. Por fora ele é revestido com a cor do móvel, geralmente mais escura para evidenciar o tamponamento de espessura maior.

Agora que você já conhece cada um dos tipos mais conhecidos de acabamentos, é só nos procurar para obter mais detalhes e um orçamento ideal para o que está buscando!